segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A influencia da mídia diante das dietas milagrosas


Corpos magros, bem delineados, malhados, esses são alguns atributos que a maioria das mulheres busca nos dias de hoje, principalmente por todos os dias, novelas, jornais, revistas e programas de auditório em geral trazem em seus programas, mulheres ditas “perfeitas”, e são por motivos assim que muitas jovens esquecem de seus valores e princípios e acabam optando por fazer algo prejudicial a sua saúde: As dietas milagrosas.
Em uma época que vale mais a aparência do que a essência são elas que vêm oferecendo um padrão de beleza, que a maioria das jovens busca, a perca de peso rápido. E elas estão por toda a parte. Basta você acessar algum blog, abrir uma revista, entrar em um site, e lá estão elas, as maneiras mais absurdas e mais prejudiciais à saúde que possa ter. Existem dietas para todos os gostos, todas as crenças e todas as metas. Afinal, quem nunca passou em frente a uma banca de jornal e viu aquela revista, estampada com um corpo “perfeito”, e junto dela, em letras bem amplas, PERCA 3 QUILOS EM UMA SEMANA!? Ou então quem nunca ouviu a história de um artista famoso que aderiu às dietas e perdeu 13 kg em um mês?
Que a sociedade mundial está obesa, isso todos sabemos, mas seria essa a melhor forma de emagrecer? Afinal corpo magro, não significa um corpo saudável, e com o que as pessoas estariam se preocupando hoje em dia, com a saúde, ou com uma aparência imposta pela sociedade?
Nós nutricionistas precisamos sim parar e refletir, tentar mostrar para a sociedade, que um corpo saudável não se adquire restringindo alimentos, ou até mesmo, não consumindo alimento algum. É preciso sim conscientizar as pessoas que querem perder peso, a procurar um nutricionista apto para lhe proporcionar uma dieta equilibrada sem prejudicar sua saúde. E são por essas causas, para promover a saúde, que a mídia deveria impor sua força, tentando acabar com o padrão de beleza esquelético, algo irreal, que só vem acarretando dinheiro à indústria da beleza.
Por: Josiane Aline Henn

Um comentário: